Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje40
mod_vvisit_counterOntem312
mod_vvisit_counterEssa semana692
mod_vvisit_counterEsse mês8169

Bíblia Online

Livro
Texto

Membros da Igreja






Esqueceu sua senha?
Início arrow Células (Texto) arrow Conjugando Caráter e Carisma
Conjugando Caráter e Carisma
Por Pr. Oswaldo F Gomes   
22 de março de 2009
 

 

 Escute esse culto  
  Conjugando Caráter e Carisma

Reflexão: O que significa caráter e carisma para você?

Introdução

(1) Assim como o avião depende de duas asas para se manter no ar, necessitamos de carisma (unção) e caráter (autoridade) para servir a Deus.

(2) O carisma é uma capacitação espiritual concedida pelo espírito santo ao crente, visando a edificação da igreja e o cumprimento da missão no mundo. Essa capacitação está associada aos dons e ministérios.

(3) O caráter é um conjunto de qualidades (boas ou más) que determinam a conduta (faz) e a concepção moral (pensa), e o jeito de ser. O caráter tem a ver com sua integridade diante de Deus.

(4) Enquanto o carisma é o adorno, o caráter é o fruto da vida cristã

(5) O carisma se põe com visibilidade da superfície para fora. O caráter é uma obra de “infra-estrutura do nosso ser.

(6) No carisma você manifesta os dons do espírito. No caráter você manifesta o fruto do espírito.

(7) Carisma é unção, é poder, é manifestação sobrenatural de Deus.

(8) Caráter é ética, é santidade, é encarnação da palavra e rendição ao espírito.

(9) O carisma precisamos buscar (poder de Deus). O caráter precisamos construir (caráter de cristo em nós).

Reflexão: Em sua opinião é possível dissociar caráter e carisma?

1. No ideal bíblico caráter e carisma são indissociáveis, por isso precisam ser conjugados.

(1) Quem manifesta carisma e nega caráter, ou ela está operando no espírito do erro, ou manipulando emocionalmente as pessoas, e Jesus o considera falso profeta. (Mt 7:15-22)

(2) A graça de Deus que concede carisma, também forja caráter de forma simultânea.

(3) Por isso não podemos enfatizar o caráter e desprezar o carisma, como não podemos enfatizar o carisma e desprezar o caráter.

(4) A teologia carismática precisa enfatizar o caráter e a teologia ética precisa enfatizar os carismas do Espírito Santo.

(5) Jesus manifestava carisma e caráter.

(38) como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele; (CARISMA) (At 10)

(15) Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. (CARÁTER) (Hb 4)


Em atos 2 Jesus está interessado em que seus discípulos recebam carisma, no sermão do monte que desenvolvam caráter.

(6) Paulo manifestava carisma e caráter.

(11) Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo, (12) tanto que as pessoas pegavam lenços e aventais que ele usava e os levavam para os doentes tocarem. E, quando estes tocavam neles, ficavam curados; e de outras pessoas saíam os espíritos maus. (CARISMA) (At 19)

(15) Eu e os meus acusadores temos esta mesma esperança em Deus: todos vão ressuscitar, tanto os bons como os maus. (16) Por isso faço tudo para sempre ter a consciência limpa diante de Deus e das pessoas. (CARÁTER) (At 24)

Reflexão: Quais problemas as ênfases exageradas ou no caráter ou no carisma podem trazer ao crente?

2. Porque precisamos conjugar caráter e carisma?

2.1 Precisamos conjugar caráter e carisma porque essa atitude abençoa a igreja.
 
(1) O carisma abençoa a igreja com o exercício dos dons e ministérios

(2) O caráter abençoa a igreja com pessoas que servem de modelo e inspiração. O ensino sai do preceito e passa para o exemplo de gente que vive o que prega. E quando prega o faz com autoridade de vida.

Reflexão: Em que sentido caráter e carisma são importantes na evangelização?
 
2.2 Precisamos conjugar caráter e carisma, porque essa atitude abençoa nossa missão no mundo.
 
(1) O carisma manifesta sinais para produzir fé em Jesus.

(2) Uma noite ele foi visitar Jesus e disse: – Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele. (Jo 3)

(48) Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis. (Jo 4)

(2) O caráter abençoa o testemunho atraindo pessoas para Jesus.

(14) Fazei tudo sem murmurações nem contendas, (15) para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, (16) preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente. (Fp 2)
 
2.2 O carisma autentica a mensagem.
 
(20) E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam. (Mc 16)

 
2.3 O caráter autoriza (autoridade) o mensageiro

(28) Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; (29) porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. (Mt 7)

Precisamos de carisma para uma evangelização de poder. Precisamos de caráter para exercer um poder de atração e pregar com autoridade de vida.

Reflexão: Você está precisando desenvolver mais caráter ou carisma?

3. Precisamos conjugar caráter e carisma, porque essa atitude abençoa a nossa vida espiritual

3.1 A falta de carisma empobrece a nossa vida espiritual (dons, ministérios, unção)
 
Imagine a igreja que não pode contar com esses dons!!!

(7) A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. (8) Porque a um é dada, mediante o Espírito, a [1] palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a [2] palavra do conhecimento; (9) a outro, no mesmo Espírito, [3] a fé; e a outro, no mesmo Espírito, [4] dons de curar; (10) a outro, [5] operações de milagres; a outro, [6] profecia; a outro, [7] discernimento de espíritos; a um, [8] variedade de línguas; e a outro, [9] capacidade para interpretá-las. (11) Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente. (I Co 12).

(11) E ele mesmo concedeu uns para [1] apóstolos, outros para [2] profetas, outros para [3] evangelistas e outros para [4] pastores e [5] mestres, (12) com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, (Ef 4)

Reflexão: Analise a frase, a sua vida fala tão alto que eu não ouço a sua voz.
 
3.2 A falta de caráter compromete a nossa autoridade (mau testemunho)
 
A pessoa de caráter constitui um exemplo a ser seguido, sendo, por isso, sinalizadora do reino de Deus.

(19) Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, (20) idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, (21) invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. (22) Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, (23) mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

Caráter tem a ver com honestidade; justiça; coerência de vida; fidelidade; idoneidade; ... a maneira como você trata esposa e filhos; como você se relaciona com o próximo e com Deus; com o seu testemunho cristão.
 
Conclusão

Existem três dimensões no nosso relacionamento com o Espírito Santo

1. Quando você se converte, o Espírito Santo passa a residir em você.
 
(8) Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. (9) Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Rm 8)

 
2. Na sua caminhada cristã você pode ter uma experiência de enchimento do Espírito Santo que se dá num momento dotando você de carisma
 
(4) Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas (CARISMA), segundo o Espírito lhes concedia que falassem. (At 2)

(29) Agora, Senhor, olha para a ameaça deles. Dá aos teus servos confiança para anunciarem corajosamente a tua palavra. (30) Estende a mão para curar, a fim de que, por meio do poder do nome do teu dedicado Servo Jesus, milagres e maravilhas sejam feitos (CARISMA).

(31) Quando terminaram de fazer essa oração, o lugar onde estavam reunidos tremeu. Então todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a anunciar corajosamente a palavra de Deus. (At 4)

3. Na sua caminhada cristã você decide andar ou não no espírito (caráter)

 
Essa não é uma experiência de crise (que se dá num momento). É um processo; é um galgar; é um “andar” no espírito.

(16) Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. (17) Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. (18) Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.

(19) Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, (20) idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias (AMBIÇÃO EGOÍSTA), dissensões, facções, (21) invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

(22) Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, (23) mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. (24) E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

(25) Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. (26) Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros. (Gl 5)

4. Como buscar o carisma e construir o caráter

 
• Buscamos o carisma através da oração e do jejum (vigílias, devocional, ministrações, encontro).

• Bom caráter é construído com a prática da Palavra e com uma vida rendida ao Espírito Santo (fruto).

 
4.1 Vamos buscar carisma
 
• Vamos aproveitar as vigílias, os encontros, e as ministrações, para buscar o batismo, o enchimento, a plenitude do Espírito Santo

• Vamos buscar com zelo os melhores dons (jejum e oração).

• Vamos buscar mais unção e revestimento de poder espiritual para nossa vida.

4.2 Vamos construir caráter

• Vamos andar no espírito, nos render ao espírito, para manifestar naturalmente seu fruto.

• Vamos encarnar a palavra de Deus em nossa vida para que ela endireite nosso caráter torto.

• Vamos procurar viver aquilo que pregamos, para que sejamos exemplo para as pessoas

• Vamos conjugar com a mesma ênfase e com a mesma equivalência caráter e carisma, para que possamos marcar presença relevante e persuasiva no mundo.

 
       

 

 

 

 

 

 


 
< Anterior   Próximo >
São Paulo, SP, Brasil. Fone: (11) 3873-1344